Saúde bucal

Qual a quantidade ideal de creme dental na escova? Descubra!

quantidade ideal de creme dental

O creme dental faz parte do dia-a-dia e é fundamental para a realização da higiene bucal adequada. O seu uso adequado protege o sorriso das cáries e da ação da placa bacteriana. Porém, apesar de indispensável para a saúde dos dentes, o produto deve ser utilizado com moderação.

Portanto, o uso regular do creme dental vai muito além de proporcionar um hálito fresco e perfumado. Suas funções principais, junto à realização da escovação correta, são higienizar e proteger a saúde bucal.

Quantidade ideal de creme dental

Conforme a orientação da Associação Brasileira de Halitose, o ideal é utilizar uma pequena quantidade de creme dental para escovar os dentes. Recomenda-se a quantia equivalente ao tamanho de um grão de ervilha para adultos. Já para bebês, deve-se usar a quantidade correspondente a um grão de arroz cru.

Riscos do uso excessivo

Abusar da pasta de dentes pode trazer muitos problemas para a saúde bucal. Seu uso excessivo não garante dentes mais limpos e ainda pode prejudicar a qualidade da escovação. Além disso, é importante evitar o uso de cremes abrasivos, para que não haja desgaste do esmalte dos dentes.

A utilização do creme dental em grande quantidade provoca a formação de muita espuma. Isso faz com que haja uma falsa sensação de limpeza, além de diminuir o atrito necessário da escova com os dentes para a higiene adequada.

Flúor em excesso

O flúor é um elemento presente na água encanada, em alimentos e também no creme dental. Essa substância, que é consumida diariamente, tem papel importante no equilíbrio da flora bucal e protege o sorriso das cáries. Porém, se utilizado em excesso, o flúor presente nas pastas pode causar mal-estar, náuseas,  vômitos e Fluorose.

O cuidado com relação ao flúor deve ser redobrado para as crianças, já que muitas vezes elas ainda não sabem bochechar ou cuspir corretamente. É importante monitorar para que os pequenos não engulam pasta de dente e enxaguem completamente os resíduos da pasta.

Outros cuidados

  • Escova: a escolha da escova deve acontecer conforme as necessidades do indivíduo, como uso de aparelho fixo, implante e tamanho da cavidade bucal. Além disso, é importante prezar pelas cerdas macias, a fim de não prejudicar o esmalte dentário e as regiões próximas às gengivas.
  • Fio dental: o uso diário do fio dental é fundamental para a saúde dos dentes. O item alcança áreas inacessíveis para a escova e previne às caries que se desenvolvem em espaço quase invisíveis.
  • Enxaguante: utilizar enxaguante bucal evita complicações, além de deixar o hálito fresco. Os fluoretados são recomendados para uso diário, enquanto que outras fórmulas devem ser usadas somente sob recomendação do dentista.  
  • Qualidade do creme dental: não basta apenas acertar a quantidade do creme dental. É preciso optar pela qualidade e investir em produto com baixa abrasividade, como também sem componentes que possam prejudicar o esmalte dentário em longo prazo.

Atentar-se a cada detalhe da limpeza bucal previne complicações em curto e longo prazo, além de proporcionar conforto e bem-estar a quem cuida da própria saúde.

 

Deixe um comentário

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós estamos aqui para ajudar seus pacientes a manter o sorriso sempre em dia, principalmente entre as consultas

Facebook

Copyright © 2018 Meu Dentista Indicou. Desenvolvido por E-gnição

To Top