Aparelho Ortodôntico

Passa fio dental: você precisa conhecer esse!

O uso diário do fio dental durante a higiene oral é muito importante para manutenção da saúde oral. Além de remover resíduos alimentares, o uso correto do fio dental promove a remoção da placa bacteriana entre os dentes e evita a formação de cáries interdentais e doenças na gengiva. Já ouvi falar de passa fio dental? Uma super ajuda para quem está com aparelho fixo e precisa redobrar a atenção com os cuidados diários.

Utilizar o fio dental de forma correta é uma tarefa que requer muito tempo e treino. Talvez, por isso muitas pessoas não realizam a limpeza com o fio dental rotineiramente.

Se já é complicado e difícil para quem não usa aparelho dental, imagine para quem está com aparelho fixo, cheio de metais e arames para enroscar e deixar essa rotina ainda mais complicada. Mas, não desanime! Descubra neste texto uma ótima alternativa para pacientes com aparelhos ortodônticos.

Assim que você resolve colocar o aparelho e iniciar sua jornada para aquele lindo sorriso, é apresentado a um novo universo de produtos e acessórios para higiene bucal; escovas ortodônticas, escovas interdentais, estojo para aparelho móvel e passa fio dental são alguns dos produtos antes desconhecidos.

Logo, fica claro o novo desafio: “Como vou passar o fio dental com tudo isso na minha boca? E agora?”

Afinal, precisa mesmo passar fio dental?

Precisa. Precisa muito!

O fio dental previne o aparecimento e desenvolvimento de doenças como cárie, gengivite e periodontite. Estas complicações ocorrem com a combinação de muitos fatores, dentre ele o acúmulo de placa bacteriana.

Eis a principal função do fio dental, remover a placa bacteriana entre os dentes, no espaço onde a escova tradicional não alcança e agindo assim na prevenção das doenças bucais.

Para quem está com aparelho dental o acúmulo de alimentos e a formação de placa bacteriana tendem a aumentar, afinal temos muito componetes que prendem e dificultam a higiene oral. Fique de olho: o cuidado durante o tratamento ortodôntico deve ser redobrados!

Os usuários de aparelho fixo, implantes dentários e facetas devem manter cuidados especiais em relação à saúde oral. O aparecimento de problemas no quadro odontológico, como as cáries interproximais, resulta em um dano dobrado de saúde e financeiro ao paciente, que precisará realizar consultas e procedimentos extras ao tratamento.

Fio dental ortodôntico

O fio dental ortodôntico foi desenvolvido para quem está com aparelho ortodôntico fixo, implante ou próteses fixas e têm dificuldades de utilizar o passa fio comum. è um fio dental em rolo com pontos de corte em verde. Estes pontos de corte são rígidos, assim ao cortar no lugar indicado você terá um fio dental com uma ponta rígida para passar pelo aparelho, sem precisar do passa fio.

O fio ortodôntico da marca Gum Sunstar pode ser encontrado no Brasil e apresenta ainda outras vantagens:

Fácil uso e transporte

Quem usa aparelho geralmente precisa carregar produtos e acessórios específicos. O fio ortodôntico Gum dispensa o uso do passo fio, o que significa menos um acessório a ser carregado. Como vem em rolo, não embaraça e está sempre pronto para o uso.

Cortes específicos

As seções de corte rígidas do fio permitem que ele passe com facilidade por baixo do fio do aparelho. Assim, além de substituir o passa fio, o produto também não é desperdiçado.

Trama especial

A parte do fio destinada a ser passada entre os dentes expande-se quando em uso, o que garante maior contato e, portanto, limpeza das regiões de difícil acesso e próximas às gengivas.

Embalagem funcional

A embalagem do fio dental ortodôntico Gum é mais um diferencial. Ela é transparente e rebobinável, de modo que o usuário pode voltar ao ponto específico de corte quando passar deste, como também visualizar quanto ainda tem do produto na embalagem.

Nunca abandone os cuidados

O tratamento ortodôntico pode durar pouco meses ou mesmo alguns anos. O que vale lembrar durante esse período é que a higiene e os cuidados com a saúde oral devem ser prioridades do paciente, a fim de evitar complicações extras e desnecessárias.

Compartilhe este artigo com os usuários de aparelho fixo que você conhece. Ajude a facilitar a vida de alguém durante o tratamento ortodôntico.