Aparelho Ortodôntico

O bráquete do seu aparelho ortodôntico soltou? Veja o que fazer

bráquete aparelho

Bráquete de aparelho, alimentos duros e alguns hábitos, como roer unhas e morder pontas de canetas não combinam. Veja alguns cuidados essenciais que você deve ter.

O sorriso metálico de quem inicia um tratamento ortodôntico é evidenciado pelo bráquete do aparelho, que na maioria dos casos são feitos de metal.

Também conhecido como “ferrinho”, o item é uma pequena peça colada em cada dente cuja posição será corrigida.

Função do bráquete no aparelho

O bráquete do aparelho não serve apenas para deixar o sorriso, literalmente, mais brilhante. O componente serve para fixar o fio ortodôntico em cada dente, possibilitando, desse modo, a movimentação necessária. Portanto, o seu bom posicionamento e aderência aos dentes são fundamentais para o tratamento.

O que fazer se descolar

O aparelho fixo possui diversas partes e cada uma delas é essencial no processo de alinhamento dentário. Saiba o que você deve fazer caso algum bráquete do seu aparelho descole:

1. Recuse soluções caseiras

A primeira frase que devemos ter mente quando um bráquete soltar-se do dente é: o problema não pode ser resolvido em casa.

Tentar recolocar a peça sem ajuda profissional ou deixá-la solta por muitos dias pode interferir de forma brusca na movimentação dos dentes e saúde bucal.

Por mais incômodo que seja o problema, ou dispendioso ir ao dentista fora do planejado, as soluções caseiras podem acarretar prejuízos maiores ainda.

2. Entre em contato com seu dentista

O profissional responsável pelo seu tratamento irá lhe dar a melhor orientação do que fazer, seja marcando uma consulta extra ou explicando como evitar maiores danos e ferimentos na boca, de acordo com o local da peça descolada.

BAIXE GRATUITAMENTE!
Confirmar
O guia fundamental para você que acabou de colocar aparelho fixo nos dentes.
Coloquei aparelho fixo, e agora?
BAIXE GRATUITAMENTE!
Coloquei aparelho fixo, e agora?
Confirmar

Cuidados com o bráquete

Os pacientes em qualquer tratamento dentário precisam ter cuidados especiais com a higienização e hábitos relacionados à boca. No caso de quem coloca aparelho fixo, o momento de limpar os dentes deve ser feito com paciência e atenção dobradas, uma vez que se torna mais difícil, mas não menos importante.

Veja como preservar melhor o bráquete do seu aparelho fixo:

  • Higiene: utilize produtos específicos para pacientes ortodônticos, como escova ortodôntica, escova interdental e passa fio.
    Além de garantir maior limpeza, principalmente em locais de difícil acesso, reduzem possíveis danos dos componentes, como a descolagem do fio ou do bráquete.
  • Alimentação: o consumo de alimentos duros é o principal motivo da descolagem do bráquete. Evite comer, por exemplo, pipoca, nozes, balas e chicletes. Já para consumir alimentos maiores, busque sempre cortar em pequenos pedaços antes de levar à boca. É o caso da maçã, carnes, sanduíches e outros.
  • Hábitos: evite roer as unhas, morder pontas de canetas e outros costumes semelhantes. Tais hábitos podem causar a descolagem do bráquete, além de problemas como cáries, desgaste do dente e infecções.

Lembre-se: os cuidados preventivos e a disciplina ainda são os maiores segredos para o sucesso do tratamento ortodôntico.

Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e marque seu amigo que também utiliza aparelho fixo nos dentes.

Deixe um comentário

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós estamos aqui para ajudar seus pacientes a manter o sorriso sempre em dia, principalmente entre as consultas

Facebook

Copyright © 2018 Meu Dentista Indicou. Desenvolvido por E-gnição

To Top
BAIXE GRATUITAMENTE!
Confirmar
O guia fundamental para você que acabou de colocar aparelho fixo nos dentes.
Coloquei aparelho fixo, e agora?
BAIXE GRATUITAMENTE!
Coloquei aparelho fixo, e agora?
Confirmar