Aparelho Ortodôntico

Por que a manutenção mensal do aparelho ortodôntico é indispensável

manutenção do aparelho ortodôntico

Não desmarque o dentista antes de ler esse artigo. Você vai mudar de ideia após saber o que é a manutenção do aparelho ortodôntico e por que ela é tão importante!

É comum que a maioria dos pacientes fique satisfeita com os resultados de um tratamento ortodôntico, porém, muitos consideram que a manutenção do aparelho ortodôntico é algo totalmente desnecessário. Isso acontece porque as visitas ao dentista custa tempo e geram desconforto e, por vezes dor devido aos ajustes no aparelho.

Mas não se engane! A manutenção é indispensável para o sucesso do tratamento. Faltar apenas retarda os resultados e encarece o tratamento.

O que é a manutenção do aparelho ortodôntico

Tanto o aparelho fixo quanto o aparelho móvel dependem de ajustes constantes.

Depois de identificar todos os problemas e tirar um molde da boca do paciente, o ortodontista monta um aparelho sob medida e vai ajustando de acordo com a movimentação dos dentes e da arcada dentária.

A manutenção do aparelho ortodôntico, na prática, é o que promove o alinhamento dos dentes gerando o resultado esperado.

No caso do aparelho móvel, o ajuste é feito com novos aparelhos mais justos que visam movimentar o dente e a arcada até que a mordida fique perfeita. Já no caso do aparelho fixo, essa movimentação é promovida pelos arcos, que ligam os bráquetes (ferrinhos) fazendo com que os dentes se movimentem até a posição ideal.

Por que a manutenção do aparelho ortodôntico é importante?

No caso do aparelho fixo, a manutenção é essencial para o desenvolvimento do tratamento, onde são realizados os ajustes necessários para que o aparelho continue movendo os dentes para a posição ideal e principalmente para a higienização da boca.

Como esse tipo de aparelho dificulta a limpeza, a manutenção também tem como propósito a remoção da placa bacteriana que não pode ser removida completamente através da escovação diária.

É comum sentir dor após a manutenção do aparelho?

No primeiro dia, logo após a visita ao dentista, a maioria dos pacientes reclamam de um incômodo, esse desconforto é necessário e deve ser suportável. Caso o paciente tenha muita dor, o ortodontista poderá receitar algum analgésico.

O uso de ceras protetoras nos bráquetes evita machucados nas mucosas das bochechas e também é uma alternativa que pode ser considerada para diminuir o desconforto.

De quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção do aparelho ortodôntico?

O tempo de manutenção varia de acordo com o diagnóstico do paciente e do tipo de aparelho. Na maioria dos casos, no entanto, a manutenção do aparelho ocorre a cada 30 dias.

No caso do aparelho fixo, pacientes que viajam muito ou têm dificuldades de comparecer ao dentista, é adotado o aparelho autoligado que possibilita períodos de manutenção mais longos, com um intervalo de dois ou três meses entre as visitas.

Vai desmarcar a consulta?

O tratamento ortodôntico é gradual e os resultados também dependem de você. Deixar de comparecer ao ortodontista apenas atrasa o tratamento, deixando-o mais caro.

Quem usa aparelho, jamais deve deixar de comparecer periodicamente a manutenção do aparelho ortodôntico. Seu dinheiro e seu sorriso dependem disso!

    

Deixe um comentário

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Aparelho Fixo Estético: Tudo Que Você Precisa Saber

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós estamos aqui para ajudar seus pacientes a manter o sorriso sempre em dia, principalmente entre as consultas

Facebook

Copyright © 2018 Meu Dentista Indicou. Desenvolvido por E-gnição

To Top
BAIXE GRATUITAMENTE!
Confirmar
O guia fundamental para você que acabou de colocar aparelho fixo nos dentes.
Coloquei aparelho fixo, e agora?
BAIXE GRATUITAMENTE!
Coloquei aparelho fixo, e agora?
Confirmar