ALERTA: Conheça os cuidados necessários após colocar um implante

cuidados necessários após colocar um implante

Apesar de ser um processo seguro, a colocação do implante requer cirurgia, devendo o paciente seguir as recomendações para evitar complicações futuras.

A colocação de um implante dentário é uma técnica bem comum nos consultórios odontológicos. Este procedimento insere uma peça feita com material biocompatível, normalmente de titânio.

O implante tem por objetivo adicionar um dente perdido ou substituir um dente no qual a raiz foi comprometida e terá que ser extraída.

Manter a higiene é fundamental para que o tratamento alcance o máximo do resultado!

Para isso, separamos alguma dicas importantes para que o período de recuperação após a colocação de um implante. São procedimentos simples que buscam a eficiência na cicatrização, evitam agentes infecciosos e aliviam o desconforto.

Cuidados com a alimentação

As primeiras 48 horas após colocar um implante exigem o máximo de cuidado. Deve-se evitar alimentos duros e difíceis de mastigar, pois a cirurgia é recente e a possibilidade de machucar o local do implante durante as refeições é alta. Portanto, coma devagar!

Dê preferência a vitaminas batidas, alimentos mais pastosos, sorvete e sucos.

Desta forma, você manterá sua nutrição sem afetar o resultado do implante. Logo, a cicatrização terá melhor qualidade e a dor será evitada, pois a região tratada ainda encontra-se com inflamação e possivelmente inchada.

Temperatura de alimentos e bebidas

Um dos maiores riscos após o implante é o sangramento, pois o local do implante está sob processo de cicatrização e alguns pequenos vasos sanguíneos podem deixar escapar um pouco de sangue. Neste sentido, é recomendado comer e ingerir bebidas em temperatura fria.

Bebidas e alimentos gelados diminuem o fluxo de circulação sanguínea na cavidade oral, o que ajuda a evitar situações de sangramento. Além disso, temperaturas mais baixas também funcionam como analgésicos, podendo ser aliadas no combate à dor após a cirurgia.

Dica: Que tal sorvete e gelatina? Aproveite!

Não fumar, nem consumir bebidas alcoólicas

O tabagismo é um fator negativo para o sucesso do implante. Pessoas que fumam têm maior probabilidade de apresentar infecções na região do implante e menor qualidade no processo de cicatrização. Portanto, evite fumar nos dias posteriores à colocação de um implante dentário.

Bebidas alcoólicas também são prejudiciais ao implantes, pois geralmente são ácidas e possuem alta quantidade de açúcar. Além disso, o álcool tem propriedade desidratante.

Em conjunto, estes aspectos atrapalham a cicatrização e favorecem a infecção, o que dificulta a recuperação pós-cirúrgica com boa qualidade.

Manter a higiene com produtos específicos

Em adição aos cuidados que devemos tomar no dia a dia, é possível utilizar produtos odontológicos específicos para manter a higiene após a colocação de um implante dentário.

Special Care TePe

A escova pós-cirúrgica Special Care TePe é uma ótima escolha para limpar os dentes após intervenções cirúrgicas, como o implante.

Possui 12.000 cerdas ultramacias de filamentos arredondados, tão delicados que parecem algodão Esta escova proporciona uma limpeza totalmente segura e sem traumas na região da cirurgia.

Linha BlueM

Os produtos BlueM são ótimas opções para o cuidado bucal após a colocação de um implante. Esta linha dispõe de soluções para controlar infestações bacterianas, sangramentos na gengiva e manutenção do implante dentário.

Toda a linha apresenta alta concentração de Oxigênio que elimina bactérias nocivas sem agredir os tecidos bucais. Além disso, as enzimas do mel presentes em sua formulação tem efeito antisséptico, desinfetante e anti-inflamatório.

Portanto, cuide da higiene bucal e tenha cautela nos primeiros dias após um implante dentário. Aproveite estas dicas e se recupere da cirurgia odontológica com maior eficiência e rapidez.

Em caso de dúvidas não recorra a tratamentos caseiros, consulte seu dentista!