Aparelho Ortodôntico

Como escovar os dentes com aparelho em 6 passos

como escovar os dentes com aparelho

O aparelho ortodôntico possui inúmeros benefícios, mas na hora de escovar os dentes com aparelho você pode encontrar dificuldades!

Quem já utilizou aparelho fixo nos dentes sabe que a escovação exige alguns cuidados a mais. Para quem está começando com o aparelho, é preciso atenção para não prejudicar o seu tratamento e nem a saúde da sua boca.

A escovação é fundamental para a higienização dos dentes. No caso de quem utiliza aparelho, ela se torna ainda mais importante. O aparelho ortodôntico pode aumentar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, pois são tantos componentes que fica mesmo complicado manter a higiene em dia.

Mas não se preocupe: com uma escovação correta esse problema pode ser evitado!

Confira abaixo como os escovar os dentes com aparelho em 6 passos.

Passo a passo para escovar os dentes com aparelho

  1. Escolha a escova de dentes correta: opções como a Curaprox ortho e a TePe Implante Ortho podem garantir uma escovação mais eficiente aos seus dentes. Para limpar entre os dentes e o arames e ainda os braquetes, opte por uma escova interdental.
  2. Inicie pela face externa dos dentes: Próximo à gengiva é onde pode ocorrer um acúmulo de bactérias, por isso foque nessa área. Junte os dentes e faça movimentos para a frente e para trás. Faça isso na parte anterior e depois na posterior, passando por todos os dentes.
  3. Círculos no aparelhos: quando você for escovar o aparelho, prefira movimentos circulares, mas não faça isso com muita força.
  4. Face interna dos dentes: nessa etapa repita o movimento da face externa, dando especial atenção às regiões próximas da gengiva. É indicado ainda realizar movimentos de varredura, deslocando a placa bacteriana para fora do dente.
  5. Escove outras áreas da boca: a gengiva, a língua e o céu da boca, por exemplo, também precisam de escovação. Passe a escova delicadamente por essas regiões com movimentos parecidos ao que você realizou nos dentes.
  6. Finalizando: cuspa a espuma e, se necessário, enxague a boca. Em seguida, procure analisar se os dentes estão realmente limpos. Se você constatar que sim, está finalizada a escovação. Caso contrário, repita as etapas.

Uso do fio dental

Muitas pessoas pensam que escovar os dentes apenas com a escova e pasta de dente é o bastante. Contudo, se você quer mesmo limpar todos os espaços entre os seus dentes e o aparelho, é necessário ir além.

Até mesmo para quem não usa aparelho o fio dental dental deve ser uma rotina na higiene dos dentes. Para facilitar a vida de usa aparelho nos dentes há os chamados “passadores de fio dental“. Eles são vendidos em farmácias e facilitam o uso do fio dental.

Quem não usa aparelho normalmente enrola as pontas do fio dental em volta dos dedos, insere ele no espaço entre os dentes com cuidado para não machucar a gengiva e, em seguida, puxa a linha para frente e para trás. Entretanto, para quem usa aparelho ortodôntico o processo pode ser um pouco mais complicado e por vezes requer o uso de passadores de fio dental, um instrumento que guia o fio dental abaixo do fio do aparelho fixo.

Temos ainda, o fio dental ortodôntico é uma opção importante na escovação especialmente voltada a quem usa aparelho. O fio vem em rolo e possui pontos de corte verdes, que são rígidos, assim você poderá inserir o fio dental facilmente.

Outra alternativa não tão prática, são os passa-fio vendidos separadamente, que combinados ao fio dental comum, fazem o mesmo trabalho do fio dental ortodôntico.

Um irrigador bucal também pode ser útil para quem usa aparelho nos dentes. O equipamento jorra um jato de água na boca capaz de eliminar os vestígios de alimentos entre os dentes.

Enxaguante bucal

O enxaguante é essencial para eliminar as bactérias. Faça um gargarejo com o enxaguante de acordo com a quantidade indicada pela embalagem do próprio produto. Não ultrapasse o tempo de um minuto. Ao fim, cuspa o enxaguante e evite se alimentar por algum tempo para que as substâncias ativas possam agir.

Se você ainda tem dúvidas de escovação, como escolher a escova certa ou outros assuntos ortodônticos, visite o Meu Dentista Indiciou e saiba muito mais!

 

Deixe um comentário

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós estamos aqui para ajudar seus pacientes a manter o sorriso sempre em dia, principalmente entre as consultas

Facebook

Copyright © 2018 Meu Dentista Indicou. Desenvolvido por E-gnição

To Top