Nesse artigo entenda qual a sua função e os cuidados que você deve ter com as borrachinhas de aparelho. Veja!
Começar um tratamento ortodôntico significa o início de um período de hábitos e cuidados especiais com a saúde oral. Além disso, o paciente passa a lidar com um novo cuidado, as famosas borrachinhas de aparelho, que devem ser trocadas mensalmente a cada manutenção.
Tipos de aparelho fixo
Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos e cada um movimenta os dentes de uma maneira diferente.
Os aparelhos fixos servem para realizar uma movimentação mais intensa, levando cada dente para a posição adequada e alinhando seu sorriso. Eles podem ser divididos em dois tipos:
Aparelhos Metálicos
São os mais conhecidos. Formados por:
- Bandas:
Anéis ortodônticos responsáveis por ancorar as forças aplicadas em cada dente; em geral são instaladas nos dentes posteriores, aqueles lááááá atrás da boca. - Fios;
Pressionam e movimentam os dentes; ficam acoplados tanto aos bráquetes quanto às bandas. - Bráquetes:
São colados nos dentes e permitem a fixação dos fios; - Borrachinhas de aparelho:
Responsáveis por manter o fio em posição e permitir a movimentação dos dentes. Em alguns casos, há ainda o uso de elásticos adicionais, que alinham a arcada dentária superior à inferior.
Aparelhos Estéticos
Os aparelhos fixos estéticos alcançam os mesmos resultados que os metálicos, porém são feitos com materiais diferentes.
Sua principal vantagem é serem quase ou totalmente invisíveis, o que preserva a estética do paciente. Neste caso, não apresentam as borrachinhas e sua frequência de manutenção pode ser um pouco diferente dos metálicos.
Função das borrachinhas de aparelho
As borrachinhas de aparelho e/ou ligaduras elásticas têm funções essenciais para o sucesso do tratamento ortodôntico. Elas são conhecidas por colorirem o visual de quem as usa, porém, seu papel vai muito além disso.
O componente serve para fixar o fio metálico ao bráquete e realizar a movimentação dentária pretendida. Por isso, pode apresentar diferentes tamanhos e espessuras, conforme a etapa e o tipo do tratamento.
Cuidados com as borrachinhas
A escolha da cor das borrachinhas de aparelho é a parte mais simples dos cuidados que se deve ter durante o tratamento. As principais responsabilidades durante o período de uso desse item são:
- Higiene
Procure manter seus dentes e aparelhos fixos higienizados após cada refeição, mesmo que esteja fora de casa. A falta de higienização adequada pode causar o amarelamento e desgaste das borrachinhas. E assim, prejudicar sua função. - Consultas de manutenção
Faltar à visita ao dentista nos dias marcados pode gerar o atraso do tratamento, bem como a movimentação errada dos dentes.
A aplicação de forças pelas borrachinhas é feita para durar cerca de um mês. Logo, a partir desse intervalo, a falta de manutenção pode prejudicar o tratamento. - Cuidados em casa
Jamais troque as borrachinhas por conta própria. A troca pode gerar forças não controladas nos dentes, a qual provoca movimentação errada e pode ocasionar perda do dente por absorção radicular. - Orientações profissionais
Ainda que alguns amigos e conhecidos possam opinar, somente o profissional especializado que está acompanhando seu tratamento saberá os melhores produtos e hábitos que você deve ter durante essa etapa. Confie no seu dentista que você escolheu para lhe acompanhar neste período, ele será sempre a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas e dar as melhores orientações.
Agora que você já sabe que as borrachinhas do seu aparelho ortodôntico têm um papel muito importante em seu novo sorriso, vamos caprichar na higiene, manutenção e abusar das cores!
Utiliza aparelho fixo com borrachinhas e tem alguma dificuldade para lidar com elas? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo.
Deixe um comentário
