Aparelho Ortodôntico

Borrachinhas de aparelho ortodôntico: qual a sua função?

Nesse artigo entenda qual a sua função e os cuidados que você deve ter com as borrachinhas de aparelho. Veja!

Começar um tratamento ortodôntico significa o início de um período de hábitos e cuidados especiais com a saúde oral. Além disso, o paciente passa a lidar com um novo cuidado, as famosas borrachinhas de aparelho, que devem ser trocadas mensalmente a cada manutenção.

Tipos de aparelho fixo

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos e cada um movimenta os dentes de uma maneira diferente.

Os aparelhos fixos servem para realizar uma movimentação mais intensa, levando cada dente para a posição adequada e alinhando seu sorriso. Eles podem ser divididos em dois tipos:

Aparelhos Metálicos

São os mais conhecidos. Formados por:

  • Bandas:
    Anéis ortodônticos responsáveis por ancorar as forças aplicadas em cada dente; em geral são instaladas nos dentes posteriores, aqueles lááááá atrás da boca.
  • Fios;
    Pressionam e movimentam os dentes; ficam acoplados tanto aos bráquetes quanto às bandas.
  • Bráquetes:
    São colados nos dentes e permitem a fixação dos fios;
  • Borrachinhas de aparelho:
    Responsáveis por manter o fio em posição e permitir a movimentação dos dentes. Em alguns casos, há ainda o uso de elásticos adicionais, que alinham a arcada dentária superior à inferior.

Aparelhos Estéticos

Os aparelhos fixos estéticos alcançam os mesmos resultados que os metálicos, porém são feitos com materiais diferentes.

Sua principal vantagem é serem quase ou totalmente invisíveis, o que preserva a estética do paciente. Neste caso, não apresentam as borrachinhas e sua frequência de manutenção pode ser um pouco diferente dos metálicos.

Função das borrachinhas de aparelho

As borrachinhas de aparelho e/ou ligaduras elásticas têm funções essenciais para o sucesso do tratamento ortodôntico. Elas são conhecidas por colorirem o visual de quem as usa, porém, seu papel vai muito além disso.

O componente serve para fixar o fio metálico ao bráquete e realizar a movimentação dentária pretendida. Por isso, pode apresentar diferentes tamanhos e espessuras, conforme a etapa e o tipo do tratamento.

Cuidados com as borrachinhas

A escolha da cor das borrachinhas de aparelho é a parte mais simples dos cuidados que se deve ter durante o tratamento. As principais responsabilidades durante o período de uso desse item são:

  • Higiene
    Procure manter seus dentes e aparelhos fixos higienizados após cada refeição, mesmo que esteja fora de casa. A falta de higienização adequada pode causar o amarelamento e desgaste das borrachinhas. E assim, prejudicar sua função.
  • Consultas de manutenção
    Faltar à visita ao dentista nos dias marcados pode gerar o atraso do tratamento, bem como a movimentação errada dos dentes.
    A aplicação de forças pelas borrachinhas é feita para durar cerca de um mês. Logo, a partir desse intervalo, a falta de manutenção pode prejudicar o tratamento.
  • Cuidados em casa
    Jamais troque as borrachinhas por conta própria. A troca pode gerar forças não controladas nos dentes, a qual provoca movimentação errada e pode ocasionar perda do dente por absorção radicular.
  • Orientações profissionais
    Ainda que alguns amigos e conhecidos possam opinar, somente o profissional especializado que está acompanhando seu tratamento saberá os melhores produtos e hábitos que você deve ter durante essa etapa. Confie no seu dentista que você escolheu para lhe acompanhar neste período, ele será sempre a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas e dar as melhores orientações.

Agora que você já sabe que as borrachinhas do seu aparelho ortodôntico têm um papel muito importante em seu novo sorriso, vamos caprichar na higiene, manutenção e abusar das cores!

Utiliza aparelho fixo com borrachinhas e tem alguma dificuldade para lidar com elas? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós estamos aqui para ajudar seus pacientes a manter o sorriso sempre em dia, principalmente entre as consultas

Facebook

Copyright © 2018 Meu Dentista Indicou. Desenvolvido por E-gnição

To Top
BAIXE GRATUITAMENTE!
Confirmar
O guia fundamental para você que acabou de colocar aparelho fixo nos dentes.
Coloquei aparelho fixo, e agora?
BAIXE GRATUITAMENTE!
Coloquei aparelho fixo, e agora?
Confirmar