Aparelho Ortodôntico

Aparelho Ortodôntico Móvel: Quem Deve Usar e Como Funciona

aparelho ortodontico movel

O aparelho ortodôntico móvel é usado para fazer pequenas movimentações dentárias, promover alterações ósseas e como complementação após a remoção do aparelho fixo.

Após a remoção do aparelho ortodôntico fixo, no final do tratamento dentário, indica-se o aparelho móvel, conhecido como contenção móvel. Utilizado por tempo determinado, com a finalidade de manter os resultados atingidos após o tratamento.

Quando o aparelho ortodôntico móvel é indicado?

Esse aparelho é recomendado para pacientes que precisam de uma leve correção. Um dentista examinará cada caso e indicará um ortodontista que fará especificação conforme a necessidade do paciente.

O aparelho ortodôntico móvel é recomendado quando há um desenvolvimento errado das bases ósseas, re-alinhamento dentário ou manutenção de espaço, quando por exemplo, um dente decíduo cai antes do momento correto.

Esse aparelho pode diminuir a necessidade ou evitar extrações, cirurgias e até mesmo o uso de aparelho fixo por muito tempo na vida adulta.

Quem deve usar o aparelho ortodôntico móvel?

Crianças

No caso de crianças com dentição definitiva parcial, até uns 12 anos de idade, é aconselhável, na maioria dos casos, o uso desse tipo de aparelho.

Uma outra vantagem do uso deste tipo de aparelho ainda na infância é que os ossos da maxila e mandíbula ainda estão em formação, assim a movimentação e alinhamento dos dentes pode ocorrer com menos força e menor tempo de tratamento.

Complementação de tratamento com aparelhos fixos

Pacientes na complementação de tratamento com aparelhos fixos utilizam o aparelho ortodôntico móvel (contenção ortodôntica móvel) para estabilizar e manter os resultados atingidos após tratamento com o aparelho fixo.

A estabilidade do tratamento ortodôntico depende de diversos detalhes para se manter. Nos casos com maior risco de perda de estabilidade após o tratamento, maior deve ser o cuidado e tempo de uso da contenção móvel.

Quando o aparelho móvel deve ser usado?

O aparelho móvel inicialmente é usado durante todo o dia e noite. Conforme o tratamento avança o uso pode passar a ser apenas noturno até que o tratamento seja concluído pelo dentista.

O uso deste aparelho deve ser constante, mesmo que seja móvel. Sendo retirado apenas para alimentação. É muito importante que o paciente seja responsável e utilize o aparelho pelo maior tempo possível, somente assim o tratamento trará resultados satisfatórios.

Em alguns casos, dispositivos externos podem ser acoplados ao aparelho móvel para complementar o tratamento.

O aparelho móvel tem como vantagem poder ser removido para realizar alimentação e higiene oral de forma mais fácil.

Como funciona o aparelho móvel ortodôntico?

O aparelho ortodôntico móvel é feito de resina acrílica e fios de aço inoxidável. A parte de resina acrílica é apoiada na gengiva bucal, enquanto que a parte metálica encosta nos dentes para fazer uma leve pressão e corrigir seu posicionamento.  

Cada aparelho é único e confeccionado para cada paciente e assim como o aparelho fixo tradicional requer manutenção e ativações realizadas pelo ortodontista a cada consulta.

É normal que logo após os ajustes do dentista o aparelho pareça mais apertado e justo. Assim como, conforme a data da nova consulta se aproxima ele fique mais “frouxo” e solto. É um sinal de que a movimentação ocorreu e você utilizou de forma correta.

O aparelho ortodôntico móvel reorganiza as funções como a deglutição, mastigação, respiração e a fala. Além de influenciar diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada.

Quando usado desde criança, o aparelho móvel irá prevenir problemas e guiar os dentes para posição ideal. Por isso é considerado um tratamento preventivo.

Você usa o aparelho ortodôntico móvel? Conte-nos a sua experiência!

 

Deixe um comentário

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós estamos aqui para ajudar seus pacientes a manter o sorriso sempre em dia, principalmente entre as consultas

Facebook

Copyright © 2018 Meu Dentista Indicou. Desenvolvido por E-gnição

To Top
BAIXE GRATUITAMENTE!
Confirmar
O guia fundamental para você que acabou de colocar aparelho fixo nos dentes.
Coloquei aparelho fixo, e agora?
BAIXE GRATUITAMENTE!
Coloquei aparelho fixo, e agora?
Confirmar